Sunday, June 21, 2015

Video-tutorial: Maquiagem básica - Base para eventos

Este vídeo já tava gravado faz mais de uma mês, por isso o cabelo ainda tava colorido e comprido.

Mas a verdade é que este é um vídeo para toda ocasião. Hoje tô ensinando como fazer uma base ideal para qualquer tipo de evento, desde casamentos - seja você a noiva ou madrinha ou convidada - até formaturas e bailes e festas. É uma base leve, que vai deixar o rosto com ar de saúde, mas sem aquela máscara pesada de base concretada. Vai por mim, fica maravilhoso na foto e no cara-a-cara.




Ó só como faz:

Passo 1 - Hidratação

Hidratar a pele e os lábios antes de começar a maquiagem é um passo crucial para que sua maquiagem aplique de forma homogênea e dure a noite toda. Se você tiver a pele muito seca (ou muito oleosa) ou aquelas casquinhas chatas que aparecem em volta do nariz, seria interessante você esfoliar o rosto com um esfoliante leve ou médio, nada muito radical para não provocar reações na pele, mas pra tirar aquela pele morta que pode atrapalhar a aplicação da maquiagem.



Roll-on com cafeína, tipo esse da Revlon, é uma boa saída para quem, como eu, tem olheiras muito escuras. Além da cafeína na fórmula, a ponta de metal gelada e a massagem leve com os dedos para espalhar o produto estimulam a circulação do sangue na área, fazendo com que as bolsas desinchem e a cor clareie. Se você tiver tempo, também é uma boa ideia fazer um chá verde e congelar na forminha de gelo, para passar nessa área antes de começar o ritual da maquiagem.

Cremes em gel, tipo o Misture Surge da Clinique, são ótimos para este tipo de evento. São super hidratantes, bons para pele seca, mas ao mesmo tempo são sequinhos e absorvidos rápido pela pele, o que é ideal para a pele oleosa. Eu tenho a pele super oleosa, e confesso que, mesmo sendo feito para pele extra-seca, o Misture Surge funciona sensacionalmente pra mim, debaixo da maquiagem ou antes de dormir!

O ideal é que você utilize o menor número de FPS possível, ou nenhum, se o evento for à noite. O que acontece com produtos que contém FPS é que as partículas que protegem contra os raios solares refletem o flash das câmeras, causando aquele efeito de fantasma na foto. Ninguém quer sair na foto como o Gasparzinho, né?

E não vamos nos esquecer dos lábios! Hidratar a boca no começo da maquiagem é ideal para que, quando você chegar no batom, ele não fique craquelado. Aplique bastante produto, e quando chegar a vez dos lábios, é só tirar o excesso com um papel. Se você tiver lábios rachados, vale a pena esfoliá-los também!

Passo 2 - Primer




Primer é um passo importante na maquiagem, pois ele ajuda a maquiagem a durar mais, fazendo uma cama de aderência. Isso funciona tanto para o primer de rosto quanto para o primer de olhos. No rosto, usei o Photo Finish da Smashbox, mas apliquei somente nas áreas problema, com poros abertos, nas bochechas, na testa e no queixo. E nos olhos, o infalível Primeir Potion da Urban Decay.

Passo 3 - Base cremosa

A primeira fase da base é a cremosa: neste momento nós vamos aplicar todos os produtos que são líquidos ou cremosos: base, corretivo, blush em creme, iluminador em creme...


Aqui vai da escolha da freguesa. Eu particularmente não gosto de bases muito pesadas, nem preciso delas. Por isso amo a Face and Body, que é à base d'água, portanto tem uma cobertura mais leve, mas que permite que você faça camadas para ter mais cobertura se quiser. Acho este o tipo ideal de base.

Se você precisa de mais cobertura do que isso, enfatizo uma dica: comece devagar! Mesmo que você queira esconder espinhas, cicatrizes, manchas e afins, é sempre melhor começar leve. A base funciona como um harmonizador de tom, e o corretivo é que vai fazer o trabalho pesado. É melhor você usar uma camada fina e decente de base no rosto inteiro e deixar para cobrir pontos teimosos com o corretivo.



Adoro o Fit Me da Maybelline porque ele é bem cremoso mas não fica pesado. Ele cobre olheiras e manchas e espinhas com maestria. Fazer um triângulo abaixo dos olhos é a saída para iluminar a área inteira e disfarçar as olheiras sem ficar com aquela marca de corretivo aparente. Se você quiser, pode usar um corretivo refletivo, tipo aquelas canetas corretivas (a Touche Eclat da YSL ou a Radiant Rose da MAC). Mas lembre-se: caneta corretiva refletiva é só debaixo dos olhos! Se você for corrigir espinhas ou manchas com este tipo de produto, vai conseguir o efeito contrário, pois vai iluminar a região e trazer mais atenção a ela.



Base feita, vamos iluminar. Adoro o Girl meets pearl da Benefit. Ele dá aquela iluminada discreta, que parece que vem de dentro. Ilumino acima das maçãs do rosto, na ponte do nariz e acima do arco do lábio, pra dar uma ilusão de lábio maior. Gosto de aplicar o iluminador antes do blush porque assim fica aquele efeito de que a pele é realmente saudável, e não com cara de produto. O blush não vai cobrir completamente o iluminador, mas vai se juntar a ele. Usei o cheek stain da Tarte na cor Flushed, que tem uma cara meio assustadora de vermelhão, mas é na verdade bem suave, e dá pra você chegar na cor que quiser. Aplique com os dedos em batidinhas de leve, pra trazer o produto das maçãs do rosto até o canto do rosto, pra dar um efeito de fade.

Passo 4 - Base em pó



Feito todo o trabalho com os produtos líquidos, passamos para os pós. A primeira coisa a se fazer é assentar o trabalho todo com um pó translúcido. Para isso, uso meu infalível Pó translúcido anti-brilho da Quem disse, Berenice?. O pó translúcido é preferência neste caso porque ele pode ser aplicado no rosto inteiro sem interferir com as cores do iluminador e do blush. Mas, se você quiser um pouco mais de cobertura, pode aplicar um pó com cor ou uma base em pó, mas evite as áreas coloridas.



Como o look que eu queria atingir aqui é um bem leve e saudável, fugi do contorno pesado. Usei o bronzer da Naked Flushed pra botar um pouco de cor no rosto, fazendo o contorno das têmporas e bem de leve abaixo das bochechas. Também passei debaixo do queixo, pra esconder aquela sobrinha básica do pescoço, e na ponte do nariz, pra dar um ar de praia. Tudo com uma mão super leve!

E pra arrematar, Dandelion da Benefit, que é um iluminador finalizador, por cima de onde apliquei o iluminador em creme e também onde queremos dar uma levantada, como abaixo das sobrancelhas, no centro da testa, e onde mais quiser.


E é isso! O que acharam? Comentem, compartilhem, façam perguntas!

Ah, e não se esqueçam de se inscrever no canal no Youtube!! Sigam-me no Instagram, no Twitter, no Facebook, no Pinterest e na vida!

Compartilhem o amor, espalhem o glamour e perpetuem a alegria!

Xoxo
Bah

No comments:

Post a Comment