Monday, April 27, 2015

Makeup 101: A importância de limpar os pincéis

Limpar e lavar propriamente os pincéis de maquiagem é um dos hábitos menos disseminados, muito embora seja um dos mais importantes, tanto para a vida útil do pincel como para a aplicação da maquiagem - e mais importante ainda: a sua saúde.

Todas temos aquele um pincel faz-tudo, o favorito, que usamos todos os dias, na correria. Conforme o usamos para criar looks diferentes, os pigmentos das várias sombras acabam se acumulando nas cerdas, o que diminui a eficácia do pincel - ele começa a "sujar" cores, não misturar direito... Além de pigmentos, eles também acumulam óleo e pele morta do rosto.

Os pincéis, por mais bem guardados que estejam, estão à mercê de uma centena de milhar de elementos nocivos à saúde da nossa pele. Pó, poluição, sujeira, bactérias e até vírus acham um jeito de se alojar entre as cerdas do pincéis, esperando a hora de atacar. Pincéis mal limpos podem causar espinhas, alergias, feridas, acne, além de transmitir conjuntivites e herpes quando compartilhados.

Mas calma! Não precisa sair jogando todos os pincéis fora! Isso é extremamente fácil de ser evitado! Basta tomar alguns cuidados:

LIMPE!
Limpar os pincéis depois de cada uso é um começo. Tenha sempre uma folha de lenço de papel (ou até papel higiênico) à mão na hora da maquiagem. A cada cor que você usar, esfregue no lenço para limpar o excesso de pigmento. Assim você pode usar o mesmo pincel pra mais de uma cor. Para pigmentos mais teimosos, glitter ou sombra cremosas, lenços umedecidos são a solução - e não precisa ser removedor de maquiagem, os de bumbum de neném dão conta do recado!

Algumas marcas também fazem Limpadores de Pincéis (Brush Cleaners), que são soluções em spray que você espirra no pincel e limpa num papel absorvente. MAC e Quem disse, Berenice? têm desses no estoque!

LAVE!
Se seus pincéis são compartilhados com outras pessoas (irmãs, amigas, clientes), o melhor é que sejam lavados e higienizados assim que possível. Agora, quando são seus e de mais ninguém, o ideal é que sejam limpos todos os dias (que forem usados) e lavados a cada 3 ou 4 semanas.

Assim como soluções de limpeza, há muitos tipos de lava-pincéis por aí. Mas lavar pincéis não é complicado, pode ser demorado, dependendo da quantidade que você tem. Existem algumas receitas caseiras para isso, super baratas e com coisas que você deve ter em casa.

O primeiro passo é quebrar os pigmentos:

  • Azeite - o azeite é sensacional para limpar pincéis (e tirar a maquiagem do rosto também!), já que o óleo quebra os pigmentos e manda tudo embora. O que eu faço quando uso azeite é colocar num potinho (a quantidade depende de quantos pincéis você tem), mergulhar os pincéis nele e esfregar numa folha dupla de papel de cozinha. Não tenha dó. O azeite vai passar por todas as cerdas, quebrar todo o pigmento e você vai absorver tudo na folha de papel.
  • Lenço demaquilante - se os pincéis não estão tão carregados, eu esfrego eles num lenço demaquilante antes de lavar. Assim como no nosso rosto, ele vai retirar os pigmentos dos pincéis e até dar uma hidratada.
Depois de quebrados os pigmentos, vem a hora da lavagem:
  • Detergente - detergentes ou sabonetes antibacterianos são combatentes dignos, já que quebram o óleo (de qualquer origem) e matam bactérias). Recomendo lavar duas vezes, especialmente os pincéis mais densos, como os de blush, pra ter certeza que tudo que tem ali foi embora. Independentemente do método de quebra de pigmentos que você usou e do meio de lavagem que vai usar, acho importante lavar com sabonete ou detergente, pra evitar a proliferação de bactérias.
  • Shampoo neutro - também conhecido como shampoo Johnson. É, shampoo de bebê. Ele é ideal porque tem pH neutro e não vai causar mais dano às cerdas. Não podemos nos esquecer que, sintéticas ou não, as cerdas também são cabelos!
  • Condicionador neutro - também de bebê. Condicionador SIM! Especialmente para aqueles pincéis mais cheios, gordinhos, fofinhos. Se você quer que continuem macios, passe um pouco de condicionador, massageie e enxague bem. 

ATENÇÃO!

É de extrema importância que, durante TODO o processo de lavagem dos pincéis, eles fiquem virados para baixo. A água que escorre para o cabo corrói a cola e acontece isso:


Pois é... Dói 😭

SEQUE!
Deixe seus pincéis secando em cima de uma toalha, deitados ou inclinados para baixo. Eu geralmente enrolo a ponta da toalha e apóio eles ali, para que fiquem numa diagonal. 



Ou então, se tiver uma parede perto - tipo no banheiro - apóio eles na parede, com as cerdas na toalha. E eles ficam secando durante a noite. No dia seguinte estão cheirosos e fofinhos, como novos.

GUARDE!
Independente de onde estejam - numa necessaire, num estojo, numa caneca, num porta-lápis - os pincéis devem ser mantidos longe do sol direto, da umidade e de preferência dentro de uma gaveta ou armário, para não estarem tão expostos à poeira e à poluição. Não, o banheiro não é o lugar ideal para eles. Nem debaixo da janela. Mas cada uma de nós trabalha com o que tem, né? Eu guardo os meus num porta-lápis dentro de um cubo evolukit com porta, no meu quarto. Tá bem protegido e sempre à mão!

Ufa! Espero que ajude algumas de vocês! Saúde sempre em primeiro lugar!

Ei, viu de onde vieram essas fotos? Não viu meu instagram ainda?! Corre lá, ache a @bahzeenha! Sempre tem coisa nova! E já que você tá lá, aproveita e dá um pulo no meu canal no YouTube também!

E, como sempre, não se esqueça de compartilhar o glamour, espalhar o amor e cativar o brilho!

Xoxo,
Bah

No comments:

Post a Comment