Wednesday, March 12, 2014

Seu pedido é uma ordem: Muito batom pra pouca boca!

Mais um pedido que uma amiga linda. A Jé pediu pra eu falar de batons.

RÁ! Nem tenho uma cacetada deles!

Tanto que eu vou ter que dividir isso em pelo menos SETE partes.

YAY! Nossa primeira série! *_*

Então a gente começa do básico: primeiro vou falar o básico dos batons. Depois, dividi meus batons em 6 categorias - rosa, roxo, vermelho, laranja, coral e nude - e cada cor vai ter um post, com mini review dos batons e swatches. Se bobear, o rosa vai precisar de mais de um post, pra não ficar muuuito comprido.

VAMLÁ!


O básico

Batom é aquela coisa que você usa pra pintar os lábios.
Tá, não tão básico assim, hehe.
Vamos falar de acabamentos.

Pra facilitar a vida das cidadãs, a gente usa a classificação da M.A.C., porque todo mundo conhece (ou deveria). Eu mesma só tenho um único batom deles (por enquanto), mas já vi tanto vídeo sobre produtos da M.A.C. que me sinto autoridade no assunto!

Funciona assim:

Matte
Matte em inglês significa fosco. Um batom matte, em sua massiva maioria, é hiper-pigmentado e totalmente sem brilho. Alguns podem ser um pouco ressecantes ou até desconfortáveis, mas um balm por baixo deles geralmente resolve. Costumam ser mais duradouros porque a fórmula mais seca se agarra ao lábio e o pigmento, dependendo do batom, mancha a boca (efeito stain).

Satin
Cetim, numa tradução literal. Batons com acabamento acetinado, depois dos matte, são os melhores pigmentados. Também têm durabilidade extendida, mas, ao contrário do fosco, tem uma leve luminosidade.

Frost
Frost significa geada. Aí pensa num batom com cara de geada... Batons frosted têm bastante pigmento e muuuito brilho e/ou glitter. Apenas. As partículas de glitter ou brilho variam de tamanho e textura de acordo com a marca. Mas eles podem sem um pouco desconfortáveis e, depois que o batom vai embora (não muito depois), o glitter fica.

Cremesheen
É um cremoso brilhante. A nomenclatura em si é exclusiva da M.A.C., mas muitas marcas têm sua versão de cremesheen. É aquele cremoso que dá impressão de que tem um pouco de gloss por cima, e, por isso, dura um tantão menos que os outros.

Amplified Crème
É um acabamento exclusivo da M.A.C. É, basicamente, um cremesheen com mais pigmento, mais aparência de gloss e menos tempo de duração.

Glaze
Menos cor, mais brilho. Mas não é gloss!

Lustre
Mais glossy ainda. Dá efeito de lábios molhados.

Conclusões:

  • Quanto mais "seca" a fórmula, mais tempo o batom dura no lábio, uma vez que ela se "agarra" ao lábio.
  • Quanto mais cremoso e glossy o batom, menos ele vai durar, já que a fórmula cremosa é escorregadia.
  • Glitter pode ser desconfortável.
  • Só balm salva!


Nos próximos posts, quando eu apresentar meus batons, vou encaixar cada um deles numa dessas categorias. Não tenho uma máquina profissional, meu iPad e minha luminária fazem o que podem pra tirar fotos boas, então paciência comigo!

Xoxo
Bah

1 comment:

  1. Ameeeeii! Mal posso esperar pra ver os reviews! :DD Adoro batom hahahaa

    ReplyDelete